8/08/2006

Eles lutaram pela reativação dos grêmios estudantis nas escolas públicas de Niterói e fundaram os grêmios das particulares. Foram os precursores da campanha pelo passe-livre para os estudantes secundaristas nos transportes coletivos. Criaram a União Niteroiense de Estudantes secundaristas – UNES. Participaram das manifestações Fora Sarney, Diretas já. Apoiaram o movimento dos professores por melhores salários e por uma educação pública gratuita e de qualidade. Criaram a estrutura organizacional que propiciou aos futuros estudantes, na década de noventa, saírem às ruas com suas caras pintadas, pedindo o impeachment do presidente Fernando Collor. Enfim, influenciaram na história política da cidade de Niterói, e consequentemente na história do Brasil, que não seria a mesma se não fosse a atuação dos estudantes.

Visando resgatar essa história, quase sempre esquecida pelas diversas abordagens existentes acerca do movimento estudantil, e destacar a importância da participação dos estudantes de Niterói e São Gonçalo na história política da cidade e do País, foi reunida uma série de documentos, impressos, fotos e depoimentos, e criado esse blog com o objetivo de aglutinar outros atores dessa época que queiram participar desse projeto, que se inicia com a criação do blog, pretendendo evoluir para um site que terá sua coroação com a edição de um livro, de autoria coletiva sobre o tema.

Lamentamos se em algum momento fizer falta uma base documental mais extensa sobre o movimento estudantil, mas há de se convir que o povo brasileiro é conhecido pela relativa falta de memória histórica ( e nela se inclui a documental, especialmente sobre as organizações de esquerda que nascem e morrem a uma velocidade espantosa) e o M.E. S. (movimento estudantil secundarista) também não foge a regra. Procuramos acima de tudo preservar a chamada memória oral dos participantes dos fatos narrados, a chamada fonte direta da história, sem deixar de lado a parte documental que dispomos e pretendemos ampliar através da colaboração de outros atores que queiram somar-se a nós, pois apesar de sermos bastante jovens (pelo o menos a época dos fatos, há dezoito anos atrás), dois dos nossos pelo o menos já se foram, vítimas das circunstâncias da vida e já não estão entre nós. É caso do precoce e brilhante intelectual ( a ponto da dogmática) Almiro, membro do extinto PLP (Partido da Libertação Proletária), que além de grande teórico e militante vanguardista do movimento estudantil, era um excelente dançarino de lambada (se lembram da lambada?) bem como tocador de violão, poeta, entre outros atributos. Porém, esse rapaz não tinha uma qualidade básica, não sabia nadar e morreu afogado na travessia do canal de Itaipu... O outro era fulano, jovem comunista de 19 anos também do PLP que participou por menos de cinco meses da Comissão Pró-Unes, mas que teve sua curta carreira política no movimento social interrompida ao ser assassinato por tiros dados a queima-roupa ao tentar ajudar a organizar uma invasão de uma fazenda em Itaboraí (é isso mesmo, Itaboraí, aqui do lado) . Um herói anônimo do povo, que não pôde nem ao menos desabrochar para a vida e conhecer a justiça do que acreditava representar, no auge dos seus apenas dezenove anos ( pelo o menos esse rapaz foi poupado do dissabor de ver o fim da URSS na qual tanto acreditava).. Contradições e injustiça da história...Renato Russo já não dizia que os bons morrem cedo? Essas e outras histórias serão comentadas aqui, e posteriormente publicadas em livro.

Seu depoimento importante para nós. Deixe eu comentário, com nome, e-mail e um telefone para contato. Importante: a postagem autoriza os proprietários do blog a usa-la, se assim interessar, na publicação em livro ou em outra mídia imspressa.

Você pode participar também doando documentos, fotos, atas, faixas e outros registros que ajudem a contar a história do movimento estudantil em Niterói.

Para saber mais:
Envie um e-mail para
jonhsonbraz@gmail.com ou telefone para
55 21 9235-8492.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Um comentário: cadê o site com o livro sobre a luta do passe livre e a formação da UNES?

5:33 PM  
Blogger Unknown said...

tava querendo baixar o livro!

se puder me mandar

joaomauricio13@hotmail.com

7:20 PM  

Postar um comentário

<< Home